Archive for the ‘Diz a lenda…’ Category

Brasil – com legenda ou sem legenda?

31/05/2010

Amanhã completamos 4 meses de blog. Não que interesse a vocês, mas juro que pensei que não ia durar tanto, e com tanto sucesso. Obrigado a todos.

Quando eu estava sendo entrevistado pelo Fanáticos por Futebol, da Rádio Bandeirantes, o Marcelo Duarte e o Sérgio Patrick perguntaram se havia diferença entre os álbuns da Europa e do Brasil. Eu respondi que sim, que é complicado realizar trocas com pessoas de outros países porque existe essa variação.

Pesquisando por aí, achei mais uma diferença, agora com o Brasil envolvido.

Ok, uma figurinha brilhante do nosso país. De 2006, para ser mais preciso. E daí, qual o problema? Então… Imagine que você vá trocar com um cara da, sei lá, ISLÂNDIA. Ele não tem a brilhante do Brasil. Ele vê a sua. Ele pede. E vocês trocam.

Beleza, aí ele vai mostrar para os AMIGUINHOS: “OLHA SÓ PESSOAL CONSEGUI A FIGURINHA BRILHANTE DO BRASIL”, em islandês, que, claro, não é meu forte, então não traduzirei. Aí os amigos falarão: “MAS OLHA SÓ, É DIFERENTE DA NOSSA!”. Suspense!

Ih, rapaz! Essa tem “legenda”! Um “Brasil” escrito ali embaixo, o que parece pouco, mas fala para um colecionador que não quer dizer nada, fala!

Estranho, não? Para quê essa diferença?É mais um segredo dos álbuns da Copa! Confira nos seus álbuns qual a versão que vocês têm e conte para nós!

O maior erro da história dos álbuns (ou “Tudo no Paraguai é falso mesmo”)

23/04/2010

Um dos maiores sucessos, por assim dizer, do blog, são os posts sobre erros dos álbuns. Já postamos o clássico buraco holandês (atualizamos o post com as supostas figurinhas de Roy Makaay e Sneijder! Confiram!), o mistério de Bernard Tchoutang… Já foram alguns e muitos outros virão! Porém, agora, é chegada a hora do, talvez, maior erro da história dos álbuns da Copa do Mundo.

Pegue seu álbum de 2006. Abra na página do Paraguai. Olhe a última figurinha da página esquerda, aquela em que fica a brilhante. Leia o nome do jogador. Edgar Barreto. Abra o Google. Jogue esse nome lá. NÃO É O MESMO CARA.

É, amigos do Copa 3×4, haja coração! FOMOS ENGANADOS, LUDIBRIADOS, GASTAMOS DINHEIRO COM FIGURINHA FALSA! E o pior é que nem dá para falar que é brincadeira, é isso mesmo. Não é o Barreto, mas eu assumo que não sei quem é, e não consigo descobrir. Quem souber, avise!

Após a Copa, o erro foi “consertado”. Sem divulgação, pelo que eu me lembre. Mas a Panini lançou a figurinha com o Barreto verdadeiro. Só dava para comprar pedindo para a editora, tipo o selo comemorativo.

As informações são corretas, pelo menos, veja:

É isso, o maior erro da história dos álbuns da Copa. Se você quiser arrumar seu álbum, imprima a foto, é uma opção, talvez. E depois, quando dizem que no Paraguai tudo é falso, tem gente que reclama…

O buraco holandês em 2006 – Por que só a Holanda não tinha 17 jogadores?

05/04/2010

Um dos maiores – senão o maior – mistérios da história dos álbuns de Copa do Mundo se dá na página 27 do álbum de 2006, no Grupo C, na seleção laranja. Opa, na seleção EUROPÉIA laranja. Não na Costa do Marfim.

 Todas as seleções com páginas duplas no álbum de 2006 traziam figurinhas de 17 jogadores. As de página única, apenas 16. Porém… A Holanda foi a chamada “exceção que confirma a regra”. No cantinho da página, local onde estariam costumeiramente um goleiro reserva ou um atacante, havia absolutamente nada. Um vazio. Por quê?

Sim, nesse LARANJÃO deveria estar uma figurinha

Muitos boatos existem. Mas a Panini nunca confirmou nada. Aliás, nunca nem se pronunciou. Geralmente, há casos de figurinhas diferentes na versão européia do álbum, como já mostramos anteriormente. Porém não na Holanda. O que dizem, então?

Na Europa, o boato mais forte é que se trataria de um EXTRA-STICKER do atacante Roy Makaay, atualmente atuando no Feyenoord, de seu país natal. Há pessoas em fóruns pedindo por esta suposta figurinha, podemos ver aqui: “**Un-numbered sticker of Roy Makaay from the Netherlands?** My European edition album from Germany has an extra space on page 27”.

O boato menos comentado, porém com algum sentido, é de que a figurinha seria de Salomon Kalou, jogador do Chelsea e da seleção da Costa do Marfim, que na época havia recusado jogar pela seleção africana para se naturalizar holandês. Todos davam como certa sua convocação assim que saísse a naturalização. Porém ela não aconteceu, como podemos ver nessa notícia. Assim, a figurinha, que estaria pronta, teria sido retirada em cima da hora, sem reposição.

No Brasil, a história mais contada é de que o jogador a ocupar tal espaço seria Wesley Sneijder, hoje na Internazionale, da Itália. A história é popular devido à proliferação do boato via Orkut, além de uma venda da figurinha no Mercado Livre.

A venda se dava pelo código 44602761. A página já foi retirada do ar mas, pesquisando, consegui achar o que era divulgado pelo vendedor:

“JOGADOR DA HOLANDA WESLEY SNEIJDER (FIGURINHA NÃO-OFICIAL DA EDITORA): NASCIDO – UTRECHT EM 09 – 06 – 1984 – HOLANDA
MEIA DO AJAX (FOTO 1 OFICIAL) – 1,70 M COM 67 KG.
FIGURINHA DO 17º JOGADOR Q A PANINI NÃO EDITOU, E PARA NÃO FICARMOS COM AQUELE VAZIO NO ÁLBUM ESTÁ AQUI PRO BRASIL E OUTROS PAÍSES LATINOS. FIGURINHA + ENVIO POR CARTA REGISTRADA + MAIS COMISSÃO DO ML DE 1 REAL. TOTAL Á PAGAR 10 REAIS. ATENÇÃO: DÊ O LANCE SOMENTE SE FOR FICAR COM O PRODUTO. CUIDADO SE NÃO TIVER QUALIFICAÇÃO, POIS PODERÁ SER SUA 1ª NEGATIVAÇÃO.
ITEM DE COLECIONADOR – RARO AKI NO BRASIL E TB NA EUROPA – E NÃO SE TRATA DE NENHUM ‘MY PANINI’ COMO PODEM PERCEBER PELAS FOTOS. FOTO OFICIAL DO JOGADOR.”

Como nada foi provado desde 2006, ficam as lendas no ar. Uma comunidade no Orkut é dedicada somente a isso. A foto da comunidade conseguiu enganar os mais desligados – para não dizer BURROS, sou educado -, mas é óbvio que nada tem a ver com o vazio. Cruyff, no álbum de 2006? Há de ser bem lesado para acreditar, não?