Álbum de 62: e os escudos das Confederações?

by

No último post sobre um dos álbuns de 62, o mais antigo que tivemos acesso até agora, avisei que os detalhes seriam apresentados em várias etapas, para não perder a graça. Hoje o destaque vai para os cromos que atualmente são os brilhantes, mas na época eram apenas figurinhas simples (e bota simples nisso): os emblemas das seleções.

Olhando a página do Brasil, procurei pelo escudo da antiga CBD, só para ver como era, se tinha algo diferente, e não achei! No lugar dele está o brasão de armas, com a bandeira localizada logo acima.

Analisando todas as páginas, vi que aconteceu o mesmo com todos os países. Todos os escudos são o brasão nacional, não o da confederação esportiva, além de serem acompanhados pelas bandeiras, que hoje só aparecem nos álbuns quando dá algum problema com o licenciamento. Um tanto ufanista, eu diria.

A Inglaterra não foi apresentada no álbum com sua bandeira própria como acontece atualmente e sim com a bandeira do Reino Unido (Union Flag)

Bem, o motivo disso eu não sei. Mas é curioso conhecer os brasões de todos os países… Geralmente conhecemos apenas os escudos de futebol! Confiram abaixo o restante dos brasões:

Rússia e México

Iugoslávia e Itália

Hungria e Espanha

Colômbia e Chile

Tchecoslováquia e Bulgária

Argentina e Alemanha

Uruguai e Suiça

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Na sexta-feira, dia da nossa próxima postagem, terá início a COPA DO MUNDO 2010! Certamente a data mais esperada do ano. E podem se preparar para novidades aqui no blog!

6 Respostas to “Álbum de 62: e os escudos das Confederações?”

  1. Mário Ângelo P Nevares Says:

    Amigos:
    Tenho um album de 1962 e é diferente de vocês.Como sabem, naépoca existiam albuns variados.O meu chama-se “FUTEBOL MUNDIAL 1962”.
    Existe alguem que gostaria de comprá-lo para acervo e coleção?
    Façam contato comigo OK?
    Abraços
    Mário Nevares

  2. Rafael Netto Says:

    Complementando o que o Mário Ângelo disse, realmente acho impróprio falar “o álbum de 1962” pois deve ter havido vários ao redor do mundo. E com certeza isso aconteceu até a Panini e a Fifa regularizarem o licenciamento exclusivo, o que deve ter acontecido só nos anos 90.

    Lembrem-se que antigamente essa história de “direitos de marca” era bem mais flexível, não apenas no futebol mas também em relação a carros, filmes, etc. Era comum existirem álbuns de figurinhas dos mais variados assuntos sem preocupação com licenciamentos.

    Quanto aos brasões desse álbum chileno, não apenas a bandeira mas também o brasão da “Inglaterra” é o do Reino Unido, a URSS é chamada de “Rússia” e o brasão da Tchecoslováquia é o de antes da Segunda Guerra.

    • A Copa do Mundo em Figurinhas! Says:

      Realmente, usar “o álbum de 62” foi impróprio. Aliás, no primeiro post sobre este livro ilustrado deixamos claro que essa era apenas umas das versões dos vários álbuns que devem ter sido lançados na época.

      Foi uma falha, obrigado por apontar. A correção será feita.

      Um abraço!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: