Colo-Colo? La U? É o álbum da Copa do Mundo ou da Libertadores?

by

O pessoal de hoje em dia está acostumado com álbuns cheios de cores, design moderno, figurinhas autocolantes, brilhantes e tudo mais. Mas como podemos perceber analisando e comparando os posts do blog, nem sempre foi assim. Quanto mais antigo o álbum, mais simples (pra não dizer tosco) ele era. Eu, particularmente, tinha a curiosidade de ver um álbum da “Era Pré-Panini”, ou seja, anterior a 1970. Felizmente, graças a colaboração do Fabiano Pellege, do ‘Blog do São Paulo’, e do Ricardo, do ‘Meu time de botão’, consegui matar minha curiosidade. Chegou até a gente um álbum da Copa de 62! Eu achei sensacional, o álbum traz muitas peculiaridades, e até algumas surpresas!

Bem, o álbum está inteiro em espanhol. Não há aquelas traduções em todas as línguas que são de praxe atualmente. Fico me perguntando se ele é universal ou lançado apenas em um país. Provavelmente a segunda opção… a versão brasileira, creio eu, devia ser diferente dessa. E as figurinhas provavelmente vinham em pacotes de balas, já que o livro ilustrado é entitulado “Caramelos – Campeonato Mundial de Futebol de 1962”.

Mas não vou comentar tudo, tem muita coisa que deixarei para um futuro post. Vamos ao destaque de hoje. Estava eu lá, olhando o álbum, página por página, quando me deparo com isto:

“O que uma foto posada do Colo-Colo está fazendo no álbum da Copa?”, pensei. Prestando mais atenção, você vê que há duas páginas totalmente dedicadas a figurinhas dos clubes da primeira divisão chilena, desde os mais tradicionais, como o próprio Colo-Colo, Universidad de Chile e Universidad Católica, até alguns que pouca gente ouviu falar, como Union San Felipe e Nublense. Veja todos os cromos abaixo:

Ainda não vi todos os álbuns de Copas (espero conseguir um dia), mas acredito que essa tenha sido a primeira e única vez que fotos posadas de times estiveram estampadas no livro ilustrados. Legal, não?

Uma resposta to “Colo-Colo? La U? É o álbum da Copa do Mundo ou da Libertadores?”

  1. headphone Says:

    O álbum deve ter sido lançado unicamente no Chile, país sede da copa de 62.

Deixe uma resposta

