Penteados da Copa – Parte III (1986 e 1990)

by

A série “Penteados da Copa”, que já homenageou os mais exóticos visuais de jogadores dos álbuns de 94 a 2006 chega a sua terceira parte, desta vez exibindo e analisando cromos dos livros ilustrados dos mundiais de 86 e 90. É interessante perceber que, conforme a época, os visuais mais comuns vão mudando, e, com isso, algumas categorias são extintas e outras surgem no lugar delas.

No post de hoje, as categorias “Dreadlocks” e “Ovelhas”, que marcaram presença nas duas primeiras edições da série, foram deixadas de lado, por não contarem com muitos representantes. Na época 86/90 o Bigodinho Super Mario e os Mullets, quando não os dois juntos, estavam em 6 a cada 5 seleções da Copa do Mundo. Além desses, a Barba de Viking e o Blackpower (primos dos Ovelhas) também estavam na moda. Jogadores fora dos padrões, que estavam muito a frente de sua época também têm espaço aqui na categoria Únicos.

Não dá para colocar todos os exemplos de cada categoria, então escolhi alguns que se destacam mais. Então, vamos a eles!

Bigodinho Super Mario – Se eles colocassem um macacão azul e gritassem “It’s-a-me, Mario!”, poderiam tranquilamente se passar pelo famoso personagem dos games da Nintendo. Os cortes de cabelo comuns só deixam mais em evidência as taturanas que esses jogadores cultivavam sobre as bocas. Alguns exemplos da espécie são os búlgaros Petar Petrov e Rusi Gotchev, o iraquiano Abdul Fatah Nussayef, o irlandês Billy Hamilton e o Super Mario mais acabado que eu já vi, Zoran Vulic, da Iugoslávia.

Mullets – Sim, eles permaneceram na série. Afinal, o que são os anos 80 e início dos 90 sem os Mullets? Os caras achavam bonito deixar crescer aquele rabinho… vai entender. Aqui, só entraram os que faziam a barba. Portanto, Chris Waddle, da Inglaterra, Tony Meola, dos EUA  e Joakim Nilsson, da Suécia, garantiram presença.

Blackpower – Os Ovelhas deram lugar a seus ‘primos’ Blackpowers. O Blackpower nada mais é do que um cabelo Ovelha que fica armado. O francês Rust, o argentino Ruggeri e o goleiro brasileiro Carlos são os representantes escolhidos.

Híbridos (Mullets ou Blackpowers + Bigodinho Super Mario) – Esses sim são TROO. Eles não apenas adotam o Mullet ou o Blackpower. Eles adotam o corte de cabelo JUNTO com o Bigodinho Super Mario. Foi só bater o olho que elegi o austríaco Kurt Russ o mestre desta categoria. Mas os outros também não estão muito longe, e brigam de igual para igual para ver quem é mais style: os brasileiros Alemão e Júnior; o uruguaio Eduardo Pereira, que aliás, tem o maior Mullet da História das Copas; o clássico do bigodinho, Völler, da Alemanha e o goleiro mexicano Heredia.

Barba de Viking – Eu me pergunto, porque tanta barba? Para ser respeitado? Pra mostrar que é macho? Não conhece gilete? Não sei, mas o tanto de piolho que esses caras devem ter no rosto não é brincadeira. É claro que estou brincando, afinal,  ter barba ou não é opção de cada um. Mas as barbas de viking desses camaradas chamam tanta atenção que viraram categoria aqui no post. O careca Bruce Wilson, do Canadá, o paraguaio Delgado, que mais parece lutador de UFC, os aspirantes a Vikings húngaros Disztl e Roth e o goleiro uruguaio Rodolfo Rodriguez  são os maiores representantes dos barbudos.

Únicos – Por fim, na categoria ‘Únicos’ desta edição temos personagens famosíssimos no futebol. O craque holandês Gullit, que já foi citado outras vezes aqui, era inovador em 90 ao usar um dreadlock monumental, não visto nem mesmo hoje em dia. E o folclórico goleiro colombiano Higuita, cujo cabelo não consigo encaixar em nenhuma outra categoria, além do bigode e da cara de “galã” inconfundíveis.

9 Respostas to “Penteados da Copa – Parte III (1986 e 1990)”

  1. Fernando Says:

    Higuita é o cara mais feio do futebol até hoje, ganha facil do amaral

  2. Luiz Felipe Says:

    Vocês estão de parabéns pelo blog. Torço mesmo para que vocês continuem atualizando regularmente, vou acessar todo dia.

  3. Alan Sousa Says:

    Muito legal o Blog de vocês,vocês são muito engraçados,acesso o Copa 3×4 todos os dias,sigo vocês no Twitter(sou o @alansaopaulo)e sou dono do Blog do Alan e queria fazer uma troca de link com vocês Eu coloco o link de vocês no meu Blog( http://blogdoalansousa.blogspot.com/ )e vocês colocam o link do meu.
    Espero que vocês aceitem!(o seu link já tá no meu blog,da uma olhada lá,na lateral na parte de parceiras).
    Valeu!

  4. Maurício Vargas Says:

    Opa, welcome back, guys! Muito bacana o post, mesmo. Tivesse mais $ disponível, certamente compraria o álbum de 90, acho ele mágico.

    Aliás, nem lembro mais: vcs fizeram post especial sobre o Ivanov? Não me lembro direito….fui procurar e n achei, vcs podiam incluir um sistema de busca aqui no blog neh? digitamos a pagina e aparece os posts….facilitaria pro pessoal…fikdik!

    abrassss

    • A Copa do Mundo em Figurinhas! Says:

      Opa Maurício!
      Citamos o Ivanov no “Penteados” parte II, mas ainda não fizemos o post especial dele, estamos devendo!

      Quando ao sistema de busca, ótima ideia. Vamos colocar, assim que descobrirmos como, haha.

      Abraço!

  5. Ricardo Says:

    Cade o Valderrama? Com essa não tem para ninguém em matéria de cabelo horroroso kkkkkkkkkkk

  6. Bruno Says:

    Olá. Vi a matéria do uol sobre o blog e vim visitar. Muito bom. Concordo que álbum é formador de caráter. Só com álbuns pude conhecer times como romênia e bulgária de 94. Coleciono desde a copa de 90. Falando nisso, faltaram os “lindos” cabelos do Troglio, Dezotti e Balbo, que, de tão bonito, a Panini resolveu repetir a figurinha em 94!
    Até.

  7. 10 mais ridículos penteados de jogadores « listagram Says:

    […] A, não é a primeira vez que nós abordamos esse assunto. em 2010, enquanto mantinhamos nosso amor verdadeiro, o blog Copa 3×4, o Danilo preparou um especial com os melhores penteados da história das Copas do Mundo. Dá um conferida lá, na parte I, na parte II e na parte III! […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: