As faces de Maradona

by

Analisando os álbuns das Copas, dá para perceber que alguns jogadores têm sempre a mesma cara. Não mudam nunca, não importa a idade, quantos anos se passaram. É o caso do goleiro argentino Hector Baley, que já ganhou um post aqui no blog, ou do volante francês Makelele, que além de não mudar sempre saía com o mesmo sorriso amarelo.

Em contrapartida, outros jogadores mudam radicalmente ao longo dos anos, alguns em um curto período, como é o caso (que já virou clássico por aqui) do camaronês Bernard Tchoutang, que nem chegou a jogar em Copas. O gênio do futebol Diego Maradona também é um desses. Disputou quatro copas: 1982, 1986, 1990 e 1994. O envelhecimento é natural, mas com ele, as marcas foram mais acentuadas. Vejam a “evolução” do hermano:

Olhando a figurinha de 82 e a de 94, fica óbvio: ele ficou longe de ser um coroa bem-cuidado. E, de fato, bem-cuidado é a última coisa que Maradona já pensou em ser. Tinha problemas com a balança. Parece ter apostado com o Keith Richards (guitarrista do Rolling Stones) para ver quem usava mais drogas e continuava vivo. Até hoje, nenhum dos dois perdeu, só que os efeitos foram contrários: o músico ficou esquelético e o ex-jogador, hoje protótipo de treinador, inchou.

O título “as faces de Maradona” não se resume apenas à aparência dele nas figurinhas. Afinal, é um jogador que chamou a atenção tanto pelo futebol quanto pelas polêmicas nas quais se envolveu. É um exemplo para qualquer garoto que almeje jogar futebol, mas ao mesmo tempo não é. Os problemas com drogas, atitudes antidesportivas e trapaças mancham a imagem e carreira de um dos maiores jogadores do futebol mundial. Felizmente, o que fica, principalmente para a torcida argentina, são as jogadas geniais, como aquele gol de placa feito após deixar uma fila de ingleses babando em 86. Jogava muito. Mas melhor que o Pelé, também não! Há limites.

7 Respostas to “As faces de Maradona”

  1. Leonardo Says:

    Detalhe: A figurinha da copa de 82 informa que ele nasceu em buenos aires, quando nas proximas o dado foi corrigido, informando que ele nasceu em lanús.

  2. Renato Says:

    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=5406241 COMUNIDADE PARA OS COLECIONADORES

  3. João Paulo Says:

    E a figurinha do Romário no álbum da copa de 94? Sempre achei que fosse um sósia, o cara era até branco demais pra ser o baixinho. A figurinha dele no álbum de 98 mostrava aquele que me parecia ser o “verdadeiro” Romário. Ele mudou um tanto, né? Ótimo blog, parabéns!

  4. Thassio Says:

    Novamente, parabéns pelo blog.

    Mas gostaria de fazer uma pergunta sobre as Seleções:
    Por que o Emblema da Costa do Marfim e da Austrália são diferentes dos Escudos que estão estampados na camisa?

    Vocês podiam fazer uma Postagem sobre isso…
    Abraços.

  5. Leonardo dos Santos Says:

    Pessoal, eu li uma entrevista de voc~es que após a copa querem continuar com o blog, e eu tenho coleçoes do campeonato brasileiro desde 2003 menos o de 2006 que tenho o da copa, se quiserem posso ajudar com a continuaçao pós copa do mundo.

  6. Lucas Says:

    Repara q em 1982 ele nasceu em buenos Aires, nos anos seguintes, Maradona naceu em Lanús…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: