Herois da maior goleada de todas as Copas

by

A Copa de 1982, na Espanha, é mais lembrada por nós, brasileiros, pela eliminação precoce da seleção de Zico, Sócrates, Falcão & cia (considerada uma das melhores de todas até hoje), do que de por qualquer outra coisa. Mas há um fato marcante e importantíssimo para a História da Copas que aconteceu nesta edição do torneio, e merece grande destaque: a maior goleada das Copas do Mundo. O 10 x 1 da Hungria sobre El Salvador por si só já é um recorde, mas ainda há muito mais envolvendo este jogo do que apenas o resultado. E o álbum de figurinhas deixou tudo (ou quase tudo) registrado.

Bom, vamos começar pelo grande personagem da Hungria. Sim, foram vários destaques, jogadores que fizeram gols, afinal foram 10. Até por isso, falar de todo mundo aqui vai ficar complicado. Então voltemos nossas atenções para o principal artilheiro da partida: o atacante László Kiss, que marcou três vezes. Bacana né? Que música será que ele pediria no Fantástico? Uma música popular no país dele, talvez. Mas esse não é o mérito da questão. O que chama a atenção é que ele virou um debutante, entrou para a história com esses gols. Por quê? Porque ele era reserva. Foi o primeiro reserva a marcar três gols em uma partida de Copa do Mundo! Como diria Milton Leite, esse daí “se consagrou”.


Mas o maior heroi do jogo está no outro lado. “Peraí, alguém que perde de 10 vira heroi de alguma coisa?”. Bom, o jogo foi 10×1. O cara que fez esse único gol virou ídolo, afinal, salvou a honra de seu país. É aquele negócio, “Tomei 10, mas não perdi de zero”. E o nome dele é Luis Ramirez, meia, considerado o maior jogador do país. É aí que entra a parte do “quase tudo” citada lá em cima. O maior jogador de El Salvador não está no álbum! A página de figurinhas duplas tinha um número reduzido de jogadores e não contemplou o jogador. Uma vergonha.


Enfim, a história é essa. Os outros goleadores da Hungria foram Nyilasi (2) , Pölöskei (1), Fazeskas (2), Tóth (1) e Szentes (1). Desses, só Pölöskei não estava no livro ilustrado.

É importante dizer que houve outras goleadas BEM SONORAS em Copas, como Hungria 9×0 Coreia do Sul, em 54, e Iugoslávia 9×0 Zaire, em 74, essas sem direito nem a gol de honra. Só para citar algumas.

15 Respostas to “Herois da maior goleada de todas as Copas”

  1. Marcus Pádula Says:

    Planilha para controle da coleção!
    Para usar, digite um “x” nas figurinhas q vc possue!
    .
    A planilha calcula automaticamente quantas figurinhas coladas e faltantes vc possue de cada seleção e do álbum todo!
    .
    Baixem no link:
    http://migre.me/A6Ca

  2. RICARDO DRAGO Says:

    boa tarde, gostaria de entrevista-los pro meu blog http://www.meutimedebotao.blogspot.com

    parabéns pelo ótimo blog, já linkei ao meu

    abraço
    Ricardo

  3. Luis Says:

    Galera o álbum dessa copa tem uns jogadores fazendo caras muito estranhas, por exemplo o Drogba, o Kim Do-Heon da Coréia e o Felipe Melo do Brasil, acho que seria legal fazer um post sobre isso.
    Também acho que seria legal fazer um post sobre as fotos com as piores montagens de photoshop nos álbuns das copas . Abraço!

  4. Anderson Mendes Says:

    Esse da copa de 82 não é o da goma de mascar ping pong.
    Eu tinha (perdi numa mudança, merda!!) completo!!

  5. Renato Says:

    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=5406241 comunidade do album!

  6. GUILHERME Says:

    a musica no fantastico poderia ser “Túrót eszik a cigány” famoso coral hungaro. assistam aqui http://www.youtube.com/watch?v=xuIw-XEaJy4

  7. Angel Says:

    Adorei o Blog.
    Jpa linkei.
    Me linka ai também.

    http://afrikanizei.blogspot.com/

    Bjus

  8. José Glacuio Says:

    Achei muito interessante a proposta do blog e sempre o visito. Como li no Orkut que vocês precisam de ajuda, podem contar comigo. O e-mail é esse da mensagem.

    Seria interessante um post (não sei se vocês ja fizeram, não me lembro) sobre o mito das figurinhas raras. Existe uma reportagem no g1 que mostra a fábrica da Panini e neste blog http://www.ota.com.br/blog/ tem algumas informações. Antigamente as figurinhas raras vinham com marca d’água, e todos sabiam quais eram as raras. Estas raras tinham alguns propósitos: faziam as pessoas comprarem mais figurinhas para obtê-las, e quando os álbuns davam brindes. Se você completasse uma imagem composta por 6 figurinhas (como as duas figurinhas dos estádios, mas eram mais figurinhas que compunham a imagem), você poderia obter um brinde. Então, para sacanear o pessoal, as editoras faziam uma dessas figurinhas circularem em menor número – ou até mesmo, nem circularem. Hoje em dia, como teve rolo esse negócio de figurinhas difíceis, se imprime a mesma quantidade de figurinhas – o blog explica as razões. O autor do blog é um editor de revistas (editava a revista MAD) e passou por várias editoras que lançavam álbuns de figurinhas – Editora Vecchi, por exemplo.

    Em relação à raridade das figurinhas, o que eles podem fazer é demorar para lançar uma figurinha em uma determinada região para a procura dela ser maior. Mas pelo que eu vi, é mais sorte mesmo. Eles lançam tudo igual.

    Seria interessante um post sobre aqueles que lucram em relação às figurinhas. As vendem por 0,60 centavos, 2 reais as brilhantes. Seria interessante juntá-lo com o post do mito da raridade das figurinhas. Conheço gente que compra caixas de figurinhas para depois revende-las – é só olhar o mercadolivre.

    Se vocês precisarem, eu tenho os álbuns de 1950 e 1966 digitalizados (além de todos os outros lançados pela Panini – 1970-2006). Estou atrás dos outros. 1954, 1958 e 1962.

    Abraço a vocês.
    José Glaucio

    PS: Se não aparecer o e-mail, me avisem para que eu possa passar aqui novamente e falar esse email. Eu sempre visito, então, vou ler a mensagem.

  9. Bruno Says:

    Goleiros
    Júlio César (Inter de Milão)
    Rogério Ceni (São Paulo)
    Victor (Grêmio)

    Laterais
    Maicon (Inter de Milão)
    Daniel Alves (Barcelona)
    Roberto Carlos (Corinthias)
    Kleber (Internacional)

    Zagueiros
    Lúcio (Inter de Milão)
    Juan (Roma)
    Miranda (São Paulo)
    Luisão (Benfica)

    Meio-campistas
    Paulo Henrique Ganso (Santos)
    Josué (Wolfsburg)
    Felipe Melo (Juventus)
    Ronaldinho (Milan)
    Hernanes (São Paulo)
    Kaká (Real Madrid)
    Mineiro (Hertha Berlim)
    Júlio Baptista (Roma)

    Atacantes
    Nilmar (Villarreal)
    Neymar (Santos)
    Grafite (Wolfsburg)
    Luís Fabiano (Sevilla)

    • Diego Suzumura Says:

      A base da lista do Dunga eh essa, entretanto alguns desses nomes dificilmente irao para a Africa do Sul como por exemplo Neymar, Ronaldinho Gaucho e Roberto Carlos …

    • Fernando Says:

      Po, Robinho de fora, vc é um brincalhão né? Provavelmente torcedor de melhores momentos. Ele é o craque do santos junto com o paulo henrique, mas ainda assim, é o cara mais importante do esquema tático, e quem mais joga sem bola.

      Se vc analisar o futebol “mágico” do robinho quando surgiu, verá que hoje ele é bem mais completo e joga muito mais para o time, marca, se movimenta, arma. O fato do neymar aparecer livre muitas vezes se deve a essa movimentação do ataque, coisa que sem o robinho não aconteceria, e se vc ver como o santos jogava sem ele, pode comprovar o que digo.

      Fica mais uma dica ai de graça, Abrass

    • Fernando Says:

      Só mais uma cornetada…Kléber? Mineiro? Vc só pode ta de brincadeira, achei que era Copa 2010 ou a gnt ta em 2006 ainda?

      Primeiro que o Brasil já tem o dani alves que joga nas duas laterais, logo não precisa de dois esquerdos o que pode abrir uma vaga a mais no ataque ou no meio de campo.

      kleber há tempos não é mais o mesmo, e o mineiro e josué, jogam muuuuito, porém, pra brilharem precisam de um esquema que favoreça o jogo deles, assim como era no são paulo. Na seleção, – por motivos óbvios de que o Brasil tem talento de sobra pra jogar a responsa pros volantes – eles não tem esse esquema favorável, logo a função seria apenas marcar e distribuir, coisa que hoje em dia, até pelo vigor físico, tem gente que faça melhor. Ex: Denilson e Lucas

  10. Fernando Says:

    A minha: Julio Cesar, Diego Cavalieri, Juan, Lucio, Miranda, Thiago Silva, Maicon, Dani Alves, Marcelo, Felipe Melo, Denilson, Hernanes, Lucas, Kaka, Julio Baptista, Ronaldinho, PH Ganso, Alex, Neymar, Luis Fabiano, Nilmar, Robinho, Adriano

    Titular: Julio Cesar, Lucio, Miranda, Maicon, Dani Alves, Hernanes, Lucas, Kaka, Alex, Luis Fabiano, Robinho

    Que eu acho que ele vai convocar: Julio Cesar, Diego Alves, Doni, Juan, Lucio, Thiago Silva, Luisao, Maicon, Dani Alves, Michel Bastos, Gilberto Silva, Felipe Melo, Josue, Ramires, Kaka, Elano, Julio Baptista, PH Ganso, Luis Fabiano, Nilmar, Robinho, Adriano, Ronaldinho OU Neymar

    É triste ver o Ramires com a amarelinha

  11. Bruno Says:

    Pô que injustiça, o melhor jogador da HISTÓRIA de El Salvador está no albúm sim, ali ó, JORGE ALBERTO GONZALEZ, mais conhecido como Mágico González, depois da Copa de 82 saiu do FAS e foi pro Cádiz onde virou o maior jogador da história do clube.

  12. Bruno Says:

    além de ter jogador a Copa Ouro de 1998, 15 anos depois da Copa do Mundo de 82.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: