O único argentino negro campeão mundial

by

Não é um texto engraçado. Não é um texto com piadas. É simplesmente algo que está na história. E no álbum da Copa.

Argentina, 1978. O país sedia a Copa do Mundo e é campeão, em plena ditadura. Maradona não foi, não está no álbum. Outras estrelas foram, e estão lá. Fillol, Kempes, Luque, Passarella… Porém, a última figurinha chama atenção. O goleiro reserva, que nem entrou em campo.

Negro, Hector Baley entraria para a história sendo o único argentino negro campeão mundial. 

Estaria também no grupo de 1982, aquele que foi eliminado pelo Brasil e Itália na segunda fase. Novamente não entrou em campo, mas já tinha deixado uma marca.

E até hoje convivemos com casos de racismo, como em faixas da torcida Argentina em jogos contra o Brasil, por exemplo. Não só lá, aqui também, como vimos semana passada com Danilo, do Palmeiras. Inaceitável.

25 Respostas to “O único argentino negro campeão mundial”

  1. André Alfieri Says:

    EU SOU CONTRA DIZER QUE HÁ RACISMO NO FUTEBOL…

    O QUE ACONTECE NO CAMPO, FICA NO CAMPO… COMO ACONTECEU COM O DANILO…

    FUTEBOL TA VIRANDO JOGO DE MARICAS

    PROVOCAÇÃO SEMPRE FOI BACANA, SEMPRE DEIXOU O JOGO MAIS EMOCIONANTE… FUTEBOL É ISSO, NÃO É NEGÓCIO… É PAIXÃO.. E HÁ PROVOCAÇÃO QUANDO HÁ SENTIMENTOS…

    NÃO SOU RACISTA, ODEIO RACISMO, MAS ACHO QUE ESSE PAPO DE RACISMO NO FUTEBOL JÁ DEU NÉ…

    EU TORÇO D+++ PRA LAZIO E SEMPRE FUI CHAMADO DE RACISTA MESMO NÃO SENDO !!! (??)

    UÉ, POR QUE ?

    SÓ PQ MEIA DUZIA SÃO TODO MUNDO É?

    AS FAIXAS DA TORCIDA DA ARGENTINA SÃO PRA PROVOCAR SÓ… PRA MIM SÃO VÁLIDAS… QUEM NÃO GOSTA, É SÓ NÃO OLHAR UÉ…

    SE O JOGADOR SE SENTE INTIMIDADO COM AS FAIXAS, ENTÃO ELES VÃO CONTINUAR

    FUTEBOL É GOSTOSO POR CAUSA DISSO

    SOBRE A FIGURINHA EU NÃO VEJO MÉRITO NA PANINI POR COLOCAR FOTO DE UM NEGRO NO ALBUM E NEM NA SELEÇÃO E NEM NELE POR SER O ÚNICO NEGRO… VEJO MÉRITO POR ELE SER UM BOM GOLEIRO E MERECER TER IDO PRA COPA

    ALIAS

    ACHO QUE ATÉ O GOLEIRO MESMO NÃO GOSTARIA DE SER LEMBRADO COMO ÚNICO NEGRO ARGENTINO CAMPEÃO MUNDIAL.

    ELE GOSTARIA DE SER LEMBRADO COMO ÓTIMO GOLEIRO ARGENTINO CAMPEÃO MUNDIAL…

    QUEM VÊ COR, É PQ TEM ALGUM PRECONCEITO NUM CANTINHO DO CÉREBRO.. EU NEM VEJO ISSO…

    DESCULPEM PELO CAPS LOCK É QUE FUI PERCEBER JÁ TAVA NA METADE DO COMENTÁRIO

    ABRAÇO

    (esse post vai render kkkk)

    • Fernando Says:

      Acho que você não soube se expressar bem, muita gente não vai entendê-lo

      Mas eu entendi o que vc quis dizer, e concordo com isso de que quem ve cor é por que tem algum preconceito. E outra coisa que acho sacanagem, não é racismo ter quota para negros? Negros são menos inteligentes e capazes do que brancos, muito pelo contrário.

      Na minha sala do ensino médio tinha um amigo meu, Luiz, provavelmente o cara mais inteligente que conheci, negro, e como eu, concorda que isso de quota é ridículo.

      Só que ninguém reclama, pq é algo que beneficia.

      Pra ser sincero, acho que hoje em dia ainda existe racismo sim, muito ainda por cima, mas grande parte dos negros tem preconceito contra si mesmos.

      • André Alfieri Says:

        kkkk

        TENHO PROBLEMAS REALMENTE PRA ME EXPRESSAR kkkkk

      • Eduardo Viveiros de Sousa Says:

        Desculpe, mais acho que vocês estão equivocados, se não conseguem entender que o buraco é muito mais embaixo do que qualquer capricho dos negros quando lutam contra o racismo, sugiro que pensem o que fariam se houvesse uma faixa na porta do teu vizinho escrito “ítalo-brasileiros são burros, imbecis e inferiores(percebo que você tem o sobrenome italiano)”. ou mesmo perguntar para os brasileiros que moram nos EUA ou na Europa como é ser tratado com ser inferior, como grande parte os trata. É exatamente a mesma coisa, racismo contra os negros no futebol está longe de ser um capricho qualquer, porque acontece no futebol e em todos os aspectos de sua vida, eu disse TODOS, até na hora de arranjar namorada. Só acha que os negros são caprichosos quem nunca na vida sofreu nenhum cosntrangimento qualquer pela cor da pele. Aí, é moleza falar.

    • dino Says:

      falando nisso sera que o obama quria ser lembrado como o primeiro presidente negro dos eua??

      • Eduardo Says:

        O lance de quotas acho que é justo, porém é feito de forma errada.

        Negro não é menos ou mais inteligente que nenhuma outra raça, porém uma coisa é certa, no nosso país, percentualmente falando, negros tem menor condição financeira para pagar faculdades. Logo acho justo que deêm quotas, porém sou contra dá-las somente a negros. Deveriam haver quotas para pessoas pobres em geral, independentemente da raça.

  2. Fernando Says:

    li um comentário no post das coleções, e pensei numa coisa…

    Se seria legal fazer um post com as figurinhas mais comuns, que saem com mais frequência…

    É claro que isso varia de região, por exemplo, muitos amigos meus tinham o torres e o andré santos a rolo enquanto me faltavam, mas há figurinhas que saem pra td mundo aos montes como por exemplo (que eu vi até agora nas trocas) Atsuto Uchida, o goleiro da Honduras e outras aí, sei lá se vcs conseguem bolar algo interessante com isso, mas é um idéia.

    Grande Abraço

  3. Leonardo Bonassoli Says:

    Está no ar matéria sobre vocês

  4. Lucas José Says:

    André Alfieri

    concordo com voce.
    lembrando que todos nos brasileiros somos chamados de MACAQUITOS na argentina…todos mesmo.

    eu ainda quero ver um post sobre os artilheiros e goleiros menos vazados

  5. Paulo Pereira Says:

    Caríssimos,

    Considerando que existem manifestações racistas coletivas das torcidas na Argentina, e que eles são bem preconceituosos com os negros, isto realmente foi um acontecimento inusitado. Acho q foi a primeira divulgaçao desta singularidade no Brasil.

    Achei o blog ótimo e já o coloquei em Favoritos.

    Abraços a todos.

    • Osvaldo Says:

      Não tem preconcieto, e sim querem ofender os brasileiros, e como os brasileiros ficam p… da vida quando são chamados de negros, os argentinos os chamam.
      Tem muito brasileiro negro se dando muito bem e muito melhor tratado na Argentina que no Brasil.

  6. DSouza Says:

    Durante o jogo chingar de fdp é uma coisa, chingar de macaco é outra, quem chinga de macaco é racista sim, quem não é nem passa pela cabeça isso, provoca de outra forma

    • Fernando Says:

      Concordo plenamente, como o andré disse, provacação sempre existe no futebol, mas de outras maneiras, como o Materazzi fez por exemplo…

      Mas ofender questões de raça já é outra coisa

  7. Roberto Leal Says:

    o engraçado é que seus apelidos eram “Negro” e “El Chocolate”

    tá tudo na wikipédia

    http://es.wikipedia.org/wiki/H%C3%A9ctor_Baley

  8. Claudio Says:

    Piada:
    FDP pode. Macaco não?
    A mãe pode ser vaca, mas não orangotanga?

    Acho que a lavagem cerebral que todas as mídias fazem na cabeça dos jovenzinhos é por demais incoerente.

  9. Renato Says:

    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=5406241
    COMUNIDADE + FAMILIA DO ALBUM DA COPA!

  10. Marina Schmidt Says:

    Felipe e Danilo, gostaria de conversar com vocês por email ou por telefone, é possível?

  11. Nick Says:

    Racismo de c* é rol* :P

    Racismo é quando você proibe alguem de fazer algo ou de entrar em algum lugar por causa de sua cor de pele.
    Chamar um negro de macaco não é racismo. Chamar um branco de macaco não é racismo.
    Futebol não tem espaço para esse tipo de viadagem de politicamente correto. Tem que xingar mesmo. (só não pode dar porrada e matar à toa que nem as torcidas organizadas fazem).

    Força para o Danilo, xerifão alviverde.

    E um grande CHUPA para o Manuel, mac… cavalo filho da put*

  12. Adriana Brasil Says:

    Eh engracado la na Argentina nao tem negros, mas as Argentinas veem aqui no Brasil, saborear o NEGOES PAUSUDOS, acho que os Argentinos de Bilauzinho ficam com raiva dos comentarios de suas mulheres, e por isso ficam BRAVINHOS. SORTE EH PRA QUEM TEM, E NAO PRA QUEM QUER… Venham ermanas que aqui tem o que voces merecem.

  13. Osvaldo Says:

    Curioso, eu sou argentino, e nunca percebi que o Baley era negro, ou que o marido da minha prima é negro, mesmo chamando ele de negro com carinho.
    Também duvido que um argentino de raza negra permita ser descriminado.

  14. marcelo Says:

    minha tia e casada com um afro-argentino aqui em poa rs

  15. hernando gutierrez Says:

    disse tudo oswaldo tambem sou argentino changuito soy de san salvador de jujuy y soy un índio aymara hombre con mucho orgullo meu maior orgulho é ser argentino e indigena e nossos hermanos brasileiros q dizem q somos racistas n conhecem nosso país pois somos um dos mais índigenas da america latina orgullo inca carajo amigo oswaldo ya coji con muchas brasileñas pero igual q las changas hispanas no ai mi hermanito te saludo paysano un fuerte sapucay hombre

Deixe uma resposta

