Seleção de treinadores

by

No post sobre o álbum do Brasileirão 97, um dos pontos em destaque foi o fato de existirem algumas figurinhas de ex-jogadores que hoje são treinadores, como Caio Jr, Renato Gaúcho e Antonio Carlos Zago. E na Copa do Mundo isso também acontece, e bastante. Alguns têm brilhantes carreiras como treinadores e outros ainda não mostraram a que vieram no comando de seus clubes ou seleções.

Entre fracassados e vitoriosos, resolvemos montar uma seleção de jogadores que disputaram Copas e agora são treinadores. Analisamos alguns deles mais a fundo para que vocês possam concluir se eles apostaram certo na nova carreira ou deveriam, sei lá, ter aberto um AÇOUGUE após a aposentadoria.

GOL – Walter Zenga – Após o término da carreira, o italiano passou por diversos clubes, e atualmente treina o Palermo.

LD – Arce – Com passagens brilhantes por Grêmio e Palmeiras, e dono da lateral-direita da seleção paraguaia por muitos anos, Francisco Javier Arce hoje é treinador do Rubio Ñu, equipe de pequena expressão no Paraguai. O clube, com Arce no comando, foi levado à Primeira Divisão, e chegou até a disputar vaga na Libertadores. Se o treinador mostrar o mesmo talento que tinha como jogador, o Rubio Ñu certamente ganhará ainda mais destaque em breve.

ZAG – Ricardo Gomes – Zagueiro da seleção brasileira na Copa de 90, Ricardo Gomes seria levado para o mundial de 94, mas foi cortado devido a uma contusão. Teve passagens vitoriosas por Fluminense, Benfica e Paris Saint German, além de ter sido campeão da Copa América 89 e ouro nos jogos Pan-Americanos de 87 pela seleção. Terminou a carreira em 1996, com apenas 31 anos e se tornou treinador, tendo passado por 11 equipes nacionais e estrangeiras, além da seleção olímpica entre 2002 e 2004. Apesar disso, ganhou títulos apenas com PSG, Vitória e Bordeaux. Hoje treina o São Paulo, substituindo o tricampeão Muricy Ramalho, e vem sendo contestado pela torcida.

ZAG – Bilic – O zagueiro croata parou de jogar e assumiu a seleção principal de seu país na Copa de 2006.

LE – Mick McCarthy – Por falta de um lateral esquerdo, improvisamos o zagueiro irlandês McCarthy na nossa seleção de treinadores. (Se alguém lembrar de algum, por favor, nos avise!)

VOL – Dunga – Apontado como um dos culpados pelo fracasso brasileiro em 90, e campeão do mundo em 94. Como jogador, o ex-volante Dunga foi polêmico no relacionamento com a imprensa, afinal, sempre foi muito criticado. Anos se passaram, Dunga ficou mais velho e mais calejado… ou não. Agora treinador da seleção brasileira (primeira experiência como técnico), continua sendo muito contestado pela mídia esportiva e por parte dos torcedores, por suas convocações e estilo de armar a equipe. E continua brigando e batendo de frente com todos. Conquistou bons resultados até agora: campeão da Copa América 2007, campeão da Copa das Confederações 2009 e primeiro colocado nas Eliminatórias da Copa. Em qualquer país ele seria exaltado e já teria provado um bom trabalho… mas no Brasil, para o cara ser bom ele tem que ganhar a Copa…

MEI – Josep Guardiola – Ser multicampeão pelo Barcelona. Essa deve ser a sina, o propósito da vida do espanhol Pep Guardiola. Como jogador, o ex-meia ganhou praticamente tudo o que disputou com o clube catalão. E a história se repete agora que ele comanda o time de Messi. Na temporada passada (2008/2009), ele ganhou nada mais, nada menos, que TODOS os campeonatos que disputou, totalizando seis títulos: Campeonato Espanhol, Copa do Rei, Supercopa da Espanha, Liga dos Campeões, Supercopa Europeia e Mundial de Clubes da FIFA. Tudo bem que o Barça é uma verdadeira seleção, mas dá para duvidar que Guardiola nasceu para o futebol?

MEI – Silas – Com passagens por São Paulo, Internacional e Vasco, entre outros clubes, Silas foi vitorioso como jogador, com títulos estaduais e nacionais (incluindo um campeonato Argentino, pelo San Lorenzo). Esteve na seleção brasileira da Copa de 90, mas não teve sucesso. Começou a se destacar como treinador em 2008, colocando o Avaí na Série A do Brasileirão pela primeira vez e ganhando o prêmio de melhor treinador da competição. No ano seguinte, foi campeão catarinense e fez uma boa campanha no Brasileiro para um time considerado pequeno. Atualmente comanda o Grêmio, em sua primeira experiência em um grande clube.

MEI – Maradona – Gênio como jogador, e fiasco como treinador da seleção argentina. Classificou o país para a Copa 2010 na bacia das almas, não conseguiu uma convocação fixa e arrumou problemas com a imprensa e jogadores. Sorte que a bola que ele jogava antigamente fez a imagem dele para sempre.

ATA – Völler – O ídolo alemão surpreendeu a todos comandando a seleção e a levando à final da Copa de 2002, com um time de certo modo limitado. Após a eliminação na Euro 2004, Völler saiu e foi treinar a Roma, mas ficou por um curto período.

ATA – Klinsmann – Outro ídolo alemão, Klinsmann assumiu a seleção em 2004 no lugar do ex-companheiro Rudi Völler. Contestado, fez uma boa campanha na Copa de 2006 e depois assumiu o Bayern Munique, mas não foi bem.

14 Respostas to “Seleção de treinadores”

  1. André Alfieri Says:

    é hoje!!! Lançamento é hoje!!! uhulll

  2. André Alfieri Says:

    CADE O STOICHKOV ????????????

    O Hristo Stoichkov foi o Deus da Copa de 94..

    Romário só foi Romário porque era brasileiro, mas o Cristo Endiabrado Stoichkov levou a bulgária nas costas e tinha figurinha nos álbuns de 94 e 98.

    Hoje ele é treinador de um time da África do Sul. Já treinou grandes clubes, como o Celta de Vigo além da própria seleção búlgara.

    Ele era o melhor amigo do Romário no Barcelona, inclusive é padrinho de casamento do baixinho. Também é muito amigo de Maradona.

  3. Maurício Vargas Says:

    Po, poderia ter colocado Leonardo na lateral esquerda…afinal ele jogou assim na Copa de 94! E se não me engano, tinha figurinha dele em 98, não tinha?

    No aguardo das novidades de hoje!

    Abraços!

    • Fernando Says:

      Apoiado Leonardo

    • Johnny Kagyn Says:

      Leonardo, ora bolas! Iniciou a carreira como lateral esquerdo e só depois, já na europa, é que foi pro meio. Participou da copas de 1994 e 1998 (esta já como meia), mas foi sempre um ótimo lateral esquerdo. Deixa de improviso e coloca o Léo ai!

  4. Breno Rocha Says:

    Vim seco citar o Leonardo ! Põe ele mesmo, e no lugar no Silas merecia entrar o O’neill do Aston Villa, baita jogador e baita técnico hoje !

    Abraços ! Blog tá de parabéns

  5. Artimao Says:

    Poderia colocar também o Van Basten no lugar de um dos alemães…

    Aguardando a cobertura de vocês do evento de lançamento hein… tragam novidades!

  6. Marcus Says:

    Notícias sobre o novo álbum:

    Fim das figurinhas duplas!

    Preço do Pacote com 5 figurinhas: R$ 0,75

  7. André Carvalho Says:

    Pô, o Mick McCarthy envelheceu demais. De que ano é a figurinha dele?

  8. Valdemagno Says:

    Por que improvisar um Lateral Esquerdo, se o técnico do Milan é LEONARDO, Lateral Esquerdo de 94, Júnior, ex-Corinthians e Flamengo, Lateral Esquerdo de 1982 e 1986 e um que não chegou à seleção como jogador: Wanderley Luxemburgo!!!! TrÊs exemplos aí!

    • Fernando Says:

      Defendendo o blog, não existe figurinha de copa do luxemburgo pq ele não a nenhuma.

      Junior treinou o flamengo por “uma semana” (não me lembro bem nem se foi o flamengo) e com alguém junto com ele, não acho que valha ser contado como treinador.

      E por fim e mais importante, IMPROVISAR SIM, pq foi improvisado que o leonardo jogou na copa, já que era e sempre foi meia, ainda assim, improvisando um zagueiro é melhor colocar o leonardo mesmo

  9. Valdemagno Says:

    Melhor que Silas é Zico!!!! Eita seleção…..

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: