Da série “Merece um post próprio”: Colômbia 90.

by

Alguns posts atrás, citei o Valderrama como típico exemplar de jogador de futebol “macho”, sem METROSSEXUALISMO, falando até que seu visual lembrava o de um traficante.

Pois bem, que não me levem a mal, nem achem que é preconceito (acredite, esse blog pequeno [mas queremos ser grandes!] já foi alvo de tal acusação infundada), mas a seleção da qual ele faz parte, a Colômbia, é cheia de exemplares alternativos. Desde 90, passando por 94 e o favoritismo alardeado por Pelé até 98 e o fim da geração Valderrama e Cia. Em 1990, último ano da década de 80 (há quem discorde…), década marcada pelo auge de visuais hoje considerados bizarros, a seleção do país da Farc possuía alguns membros que, caso eu visse na rua, atravessaria de calçada.

O membro clássico é Higuita. E veja que beldade. A cara de quem deu uns TAPAS NA PANTERA instantes atrás é alta. Ele por si só marcou a Copa, naquele lance nas oitavas de final contra Camarões no qual resolveu que era atacante, foi para a linha e perdeu a bola para o MITO Roger Milla, que marcou o gol na prorrogação e levou Camarões a uma fase jamais batida por outro africano (apenas igualada por Senegal, em 2002). Ao lado dele, Niño, goleiro que esteve apenas naquela Copa, não jogou, mas se substituísse Higuita ninguém perceberia, olhando de longe.

Valderrama, Rincón, Escobar… Todos jogadores que fariam história, mesmo que por linhas tortas, como no caso de Escobar (acredito que todos saibam, mas ele foi assassinado após a Copa de 94, graças ao seu gol contra no jogo versus os EUA). Mas aqui eu falo de figurinhas, então cito Gabriel Jaime Gómez, que jogou em 90 e 94. É irmão de Hernán Dario Gómez, treinador famoso, para os mais fanáticos que reconhecerem.

Gómez sintetiza o colombiano de 1990. Tem mullets. Faz cara de malandro. Tem bigode. Faria você ter medo de cruzar na rua, fácil. A Colômbia de 1990 merece um post próprio. Marcou.

E sabe-se lá quando a veremos de novo em Copas do Mundo. Volta Rincón, volta Asprilla, volta Valderrama! Mas o Higuita eu sei que não volta, se aposentou apenas esse ano, 2010. É sério!

5 Respostas to “Da série “Merece um post próprio”: Colômbia 90.”

  1. Maurício Vargas Says:

    Salve, Felipe.

    Muito bacana mesmo essas figurinhas da Colômbia, lembro que as de 94 também eram bacanérrimas. Aliás, eu discordo aí da questão da década haha, na verdade muita gente confunde a década com o século…o século começa de fato no ano 1 e termina no 0, mas é uma espécie de convenção internacional que a década seja definida pelo ano da ‘dezena’…no caso, de 90 a 99 haha.

    Rapaz, eu te perguntei no outro post mas você não me respondeu: você tem figurinhas repetidas dos álbuns de 94 e 98? Ainda me faltam várias…e queria saber se acho o álbum de 90 em algum lugar pra comprar.

    Ah, uma novidade: entrei em contato com o pessoal da Panini ontem e eles confirmaram a coletiva de imprensa para o lançamento do álbum no próximo dia 30…se receber qualquer material, repasso a vocês.

    E olha só o que eu achei vasculhando a net:

    http://www.paniniadrenalyn.com/en/fifaworldcup

    são cards da Copa, esses já foram lançados em vários países da Europa….está chegando a hora!!!

    abraços

  2. Drausio Says:

    Pois é, essa geração da seleção da Colômbia rendeu grandes figurinhas de 90 a 98…rs..
    Off-Topic: Já na ansiedade para o álbum da copa de 2010, estive pensando esses dias: será que na seleção da Coréia do Norte acontecerá a mesma coisa que com o Irã em 1998?? Porque acho q se trata de um país tão fechado ou mais do que o Irã era em naquele ano. Penso que corremos sérios riscos de uma página sem cromos desse adversário do Brasil… Tomara q eu esteja errado!
    Abraços!

  3. Mauricio Vargas Says:

    PO, que estranho, comentei mas não tá aparecendo aqui….enfim, tenho o álbum de 94 semicompleto…acho q faltam umas 100 figurinhas. no q vc precisar, só falar.

    onde vc arranjou as fotos do álbum da copa de 90? achei q vc tivesse!

    pode deixar q adiciono sim

    vc viu a capa do album? subi no twitter, eu imaginei q fosse ter a imagem da bola, igual os outros anos, mas achei q ficou bacana….só n gostei mto do design das figurinhas, com as bandeiras em formato de bola

    enfim, vamos aguardar q ta chegando a hora hahaha
    vc eh d onde? podemos combinar de trocar as repetidas

    abs!

  4. Marcelo Says:

    Pessoal uma dica para quem for colecionar o álbum da copa é trocar as figurinhas neste site: http://www.TrocaFigurinhas.com é fácil e divertido.

  5. Victorino Netto Says:

    Saudações!!!

    Parabéns pelo blog… Muito legal a iniciativa!!!

    Sobre as figurinhas da Colômbia na Copa de 90, vale ressaltar que o arqueiro reserva Niño ainda jogaria no futebol nacional, passando pelo Botafogo entre 92 e 93 (mas sem deixar saudades!).

    Apesar de não estar no álbum, Rincón disputou aquele mundial, marcando inclusive um gol contra a Alemanha.

    A figurinha do zagueiro Escobar também merece destaque, já que não seria incluída no álbum da Copa seguinte, quando o jogador acabou “imortalizado”.

    Aliás, comparando ambos os álbuns, vale reparar nas mudanças de visual de Gabriel Jaime Gomez e Tréllez (embora o holandês Wouters seja insuperável nesse quesito!).

    Gosto muito das figurinhas de Redín (que foi muito bem na Copa de 90) e Iguarán (um dos maiores matadores do futebol colombiano), atletas que sumiram do universo das seleções em meados da década de 90.

    Mas o que realmente chama minha atenção é esse uniforme vermelho, azul e amarelo… Fardamento aposentado pelos colombianos, mas que é muito mais bonito do que a discreta camisa azul utilizada como reserva atualmente.

    Grande abraço!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: