Extras da Copa de 90

by

Além da seção “Os Grandes Campeões”, que já foi comentada aqui no blog, o álbum da Copa de 90 também trazia mais duas seções extras antes das figurinhas das seleções: a tabela e os estádios. Até aí, normal, são seções comuns nos livros ilustrados do munidal. Mas existem alguns pontos que merecem destaque nesta edição.

Uma das coisas mais legais destes álbuns mais antigos é que eles eram traduzidos para o português, e não padronizados como hoje em dia. E isso é o que me chamou a atenção na tabela do álbum. É uma tabela comum, com todos os espaços para ser preenchida normalmente. Mas se o álbum não fosse traduzido, não teríamos a brilhante expressão SUPERTABELÃO no título, e sim um comum e sem graça “Tabela da Copa” ou algo do tipo.

A seção dedicada aos estádios também é sensacional. Há figurinhas com fotos panorâmicas de cada cidade italiana sede da Copa do Mundo e também os cromos de seus respectivos estádios. Mas, olhando com atenção (nem é preciso tanta atenção assim, vai) você vê que são maquetes! Hoje em dia, temos álbuns com montagens de computador, a tecnologia permite e tal, mas eu sou muito mais a favor das maquetes. São verdadeiras obras de arte, muito bem-feitas mesmo. Melhor até do que se fosse uma foto original do estádio.

Mas o melhor de tudo nessa seção não são nem os estádios, nem as cidades. São as figurinhas de motivação à seleção brasileira. Acho que havia muitos espaços em branco na página dos estádios e a Panini resolveu encher linguiça colocando essas figurinhas. São 5 no total: “Força Brasil”, “Chuta de bico que o jogo é de TAÇA”, “Vamos encher de bolas o saco dos gringos” (eu não teria pensando nesse trocadilho), “Estamos torcendo com toda força” (ilustrada com uma mão dando uma apertadinha na bunda do jogador brasileiro) e “Pra frente Brasil”. Bem, o Brasil ficou devendo em 90… talvez os jogadores não tenham gostado muito da apertada na bunda.

2 Respostas to “Extras da Copa de 90”

  1. Artimao Says:

    “Vamos encher de bolas o saco dos gringos” foi muito boa, tô rindo até agora aqui…

  2. Rafael Vidal Says:

    Olha eu acho que os caras mais feios eram da URSS de 1990. Tenho album completo mais esta na casa da minha mãe em outra cidade. Tinha um cara, muito feio e com nome esquisito: FEDOR CHERANOV !!!
    Se alguem tiver o album, publiquem a figurinha dele ai, é pessima !!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: