“Sou boleiro, não coleciono figurinha, coisa de criança”.

by

Estamos em 2010, uma época em que a infância está claramente alterada em relação ao que foi nos tempos antigos, tempos ROMÂNTICOS, diriam alguns, ou o tempo em que se amarrava CACHORRO COM LINGÜIÇA (sem trema), diria Felipão. Mas o ato de colecionar figurinhas parece que supera os acasos do tempo e, ao menos na época de Copa do Mundo, volta com força. As crianças de dois até 99 anos compram, trocam, se divertem. Porém…

A onda do momento é dar o tapa e olhar para o outro lado, escrever na internet AxHiMm e usar moicano com litros de gel no cabelo. Idolatrar jogadores europeus, mas não porque assistem seus jogos na ESPN, mas sim porque jogam W11 (Winning Eleven, hoje mais conhecido por PES, Pro Evolution Soccer). Ao ver que tal jogador dribla mais que o Pelé, corre mais que o Usain Bolt e tem mais força na trombada que a família Grace inteira (os caras do Vale-Tudo!), acham que eles são deuses da bola, os melhores de todos os tempos. E imitam suas frescuras.

Cristiano Ronaldo, ou CR7, pros “íntimos”, usava bigode. Imitem isso, quero ver!

Essa geração, torço para isso, terá sua primeira oportunidade de colecionar um álbum de figurinhas da Copa do Mundo agora, mês que vem (sim, abril, mais informações em breve aqui!). Aprenderão a bater bafo, a formar montinhos de figurinha para trocar prendendo com elástico – sim, elástico não é só para cabelo, juvenada. O grande problema é que, para eles, conseguir uma figurinha do Pecnik da Eslovênia não é nada legal, eles só quererão figurinhas, por exemplo, do Ibrahimovic. Chorem, boleirinhos, a Suécia não vai…

Sim, Ibra não joga só no Barcelona. Ele tem um país, e para a Copa não vai.

É, o homem que no W11 sai correndo e trombando em todo mundo dando elástico fazendo embaixadinha e “foquinha” ao mesmo tempo, na vida real, não conseguiu a vaga. E agora, como os boleiros que o tem como deus verão graça no álbum? Calma, a geração metrossexual deverá ver ele, o ícone dessa sexualidade alternativa:

Não usa moicano, mas a tiarinha em 2006 estava presente.

Sou saudosista, talvez. Mesmo tendo apenas 20 anos. Frescura, quem sabe? Mas sou adepto de que jogador exemplar, inclusive nas figurinhas, parece mais um traficante do que uma boneca. Olha a prova aí:

Álbum de figurinha é moldador de caráter. Colecione. E aprenda que futebol é mais do que videogame. É um monte de foto 3×4 também. Infância? Todas as idades…

10 Respostas to ““Sou boleiro, não coleciono figurinha, coisa de criança”.”

  1. Leonardo Poliva Says:

    Que post ruim.

    hehehe

    Abraços!

  2. ALEX NASCIMENTO Says:

    Muito bom o post mano’s

    Agora fala que o VALDERRAMA parece um traficante é mancada,
    isso é um preconceito com a COLoMBIA.

    PS: e porque o numero da figurinha do VALDERRAMA é 300?? haha

  3. Rodrigo Huk Says:

    Falou tudo cara!

  4. Artimao Says:

    muito legal o post, apesar de fazer parte dessa geração penso como você, a maioria dos jovens de hoje se preocupam mais com os firuleiros de WE do que com futebol real, e nem entendem o por que dos albuns de figurinhas… nem sabem o que perdem

  5. Nilton Kleina Says:

    Belo post, Noronha! Valeu pela presença da figurinha do mito Valderrama hahaha
    Mas duvido bastante que os ‘alvos’ cheguem a ler isso aí. Não sabem o que perdem mesmo!

  6. Da série “Merece um post próprio”: Colômbia 90. « Says:

    […] série “Merece um post próprio”: Colômbia 90. By Felipe Noronha Alguns posts atrás, citei o Valderrama como típico exemplar de jogador de futebol “macho”, sem METROSSEXUALISMO, […]

  7. Fernando Says:

    Meu Deus, aí sim, mesmo tarde pra responder esse post, eu sou obrigado a comentar que vc falou tudo, exatamente tudo que eu penso…

    Outro dia vi uma reportagem, de uma pesquisa para o melhor jogador de todos os tempos, quem estava lá? Messi, o magnifico craque que não joga nada na seleção, e faz mágica contra o Getafe e a porcaria da defesa do arsenal (sem Gallas)…

    Enfim, é ridículo, e pior ainda, é que ele venceu com 41%, tendo Zidane em segundo com 16% e Pelé em terceiro com 13%…

    Pior de tudo é que Puskas não tinha 1%, Di Stefano, Maradona e Beckenbauer tiveram menos de 7%, e olha que a pesquisa foi na alemanha. Geração do Playstation é duro viu …

  8. Felipe Says:

    Faltou foco, o ruim de não ter a Suécia não é o fato do Ibra não ir, e sim o fato da torcida Suéca não dar o ar da graça!

    Cara, essa mulecada acompanha só o que é midiático, no youtube temos muitos craques de antigamente em suas melhores jogadas.

    George Best, por exemplo, fazia muito mais que Messi.

  9. Pedro Buccini Says:

    Gostei do post. E eu uso moicano porra. Mas é que eu sou punk , rsrsrs(sim, sou mesmo e fissurado por futebol, tenham medo de mim, sou mais malvado que o Valderrama). Mas é mto bacana esse blog. Gostei mesmo. Parabéns!

  10. manissur Says:

    meu sonho e ser jogador

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: