OFF – Álbum Brasileirão 97

by

Creio eu que o álbum do Campeonato Brasileiro seja a segunda maior paixão dos colecionadores de figurinhas de futebol aqui deste país – a primeira, é óbvio, é o álbum da Copa do Mundo. E como recordar é viver, tirei do fundo da gaveta meu álbum do Brasileirão 97, com duas das primeiras páginas perdidas e duas figurinhas faltando. Aliás, quem por acaso tiver a 162, do Goiás, e a 168, do Guarani, favor entrar em contato!

Ao olhar a primeira página com figurinhas, me pergunto: “Por que raios existe uma seção dedicada apenas a puxar o saco do Zico?”. Tudo bem que ele foi um grande jogador e tal e coisa e coisa e tal, o futebol brasileiro deve muito a ele, mas gostaria de saber o real motivo da homenagem. Afinal, foram duas página só pro Galinho, e ele havia se aposentado já há algum tempo (94). Enfim…

Outra peculiaridade é o fato de todos os mascotes estarem juntos, em uma seção específica, e não nas páginas das equipes, como de costume. Infelizmente só poderei publicar uma das páginas de mascotes, porque a outra se perdeu por aí. Antiguidades né, sabem com é.

Agora, as mais fantásticas fotos de jogadores. Começando pela… digo, pelo Kelly, do Flamengo, cujo nome original (Clesly) acabou gerando um apelido, digamos… incomum para um homem.

Acho que nada supera Paulo Roberto e Yan, os irmãos Onbongo do Fluminense. Preciso dizer mais alguma coisa?

A foto do Caio Junior, que atualmente faz cover do Harry Potter e tenta ser técnico de futebol, me chamou a atenção para um fato. Muitos dos jogadores do álbum se tornaram treinadores, como o Antônio Carlos e o Renato Gaúcho, ou fizeram coisas que aposto que nunca haviam imaginado, como o Mineiro (Guarani), que foi campeão mundial pelo São Paulo em 2005.

Lá nas páginas finais estão as seções especiais.  Primeiro, todas as capas de álbuns do Brasileirão até então (de 90 a 97). Na sequência, uma carta aos leitores explicando o porque de os próximos jogadores do livro ilustrado estarem usando camisas amarelas “nada a ver” e não os uniformes de suas equipes. Acontece que Palmeiras, Botafogo e América/RN optaram naquele ano por não ceder os direitos de imagem à Panini (babaquice total).

Ainda há as seções “Curiosidades do Brasileirão” e “Os destaques do Brasileirão”, que são sensacionais. Nas curiosidades, o que chama a atenção são os erros de português nas perguntas, como frases que deveriam terminar em ponto de interrogação terminando em reticências e verbos no passado quando deveriam estar no presente. Já nos destaques, o destaque vai para a montagem mal-feita das camisas amarelas dos jogadores avulsos, como o Euller, abaixo. Depois, a tabela e alguns dados sobre o torneio (sem figurinhas) fecham o glorioso álbum.

5 Respostas to “OFF – Álbum Brasileirão 97”

  1. Thiago A. Says:

    Vendo as figurinhas do Caio Júnior/Renato Gaúcho/Antônio Carlos, me lembrei de uma coisa agora. Não sei se é no álbum de 1992 ou no de 1993, mas em um deles estão juntos, no Palmeiras, (Dorival) Júnior e Cuca. Vale conferir principalmente porque, se minha memória-fantasia não estiver enganada, tem uma coisa curiosa nessas figurinhas.

    Parabéns pelo blog. Inté!

  2. Lincoln Castagnoli Says:

    eu tive o álbum de 96, mas faltou umas 20 figurinhas mais ou menos….o de 97 eu não colecionei porque não tinha o Atlético-PR, meu time do coração…o de 98 eu colecionei, mas faltaram figurinhas, pedi pra panini e mesmo assim faltaram 3 pq eles mandaram figurinha errada….ainda fiz coleção do Calcio 96 e tenho figirunhas de caras como Baggio, Weah, mas parei pq pararam de vender as figurinhs,uma pena

  3. Francisco De Laurentiis Says:

    É… o tempo voou…

    http://camisasfut.wordpress.com

  4. Nick Says:

    Poxa, colecionei o de 98 mas não completei…
    Aliás, nunca consegui terminar nenhum álbum uahuaha o mais próximo que cheguei foi o da copa de 2006,, mas faltaram 5 figurinhas =(

    Espero fechar esse de 2010 agora.

  5. Seleção de treinadores « Says:

    […] de treinadores By Danilo Pilan No post sobre o álbum do Brasileirão 97, um dos pontos em destaque foi o fato de existirem algumas figurinhas de ex-jogadores que hoje são […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: