OFF – Álbum Paulistão 97

by

O comum para quem gosta de colecionar álbuns é partir para os famosos da Copa e do Brasileirão. Mas, como já postei aqui uma vez, os alternativos têm espaço também nos corações dos amantes de fotos 3×4 de jogadores. O álbum do Paulistão se encaixa nisso, por ser algo mais fechado a um Estado e tal. Tive o “prazer” (e bota aspas nisso) de colecionar o de 1997. Não completei. Mas sei que há algumas pérolas nele. Então vamos a elas!

Começo por algo que já se vê na capa, essa da foto ali em cima. Cadê o Santos? Não jogou o Paulistão? FOI REBAIXADO? Não, claro que não. Mas não cedeu os direitos de imagem. Famoso CHATO. Então nem na capa estava. Mas seus jogadores estiveram no álbum, usando camisas brancas sem o símbolo. Não existiu figurinha do escudo, o nome do clube não aparecia, jogaram essa descrição “meia-boca” que você vê na foto abaixo e acharam que tava tudo certo. E o destaque ficou para a figurinha que substituiu o escudo, esse TRAMBOLHO da federação que também está na foto…

Lá pro fim do álbum, duas sessões, digamos, estupendas. Primeiramente, fotos de mulheres. “Opa, aí sim fomos surpreendidos novamente”, você pensa, já com imagens na mente de garotas seminuas. Porém não se trata disso, e sim de algumas atletas que disputariam o primeiro campeonato feminino da Federação, batizado de Paulistana. E, realmente, mulher bonita você não vê ali.

A outra sessão não trazia figurinhas, o que eu achei uma grande falha. Chamado “Gramados Perfeitos”, mostrava imagens de alguns estádios que seriam utilizados no Paulista. Mas apenas fotos, você não podia colecionar figurinhas deles. Uma pena.

No Paulistão existem muitos times SANFONA, que são aqueles que todo ano ou sobem de divisão, ou caem para alguma inferior. Muitos desses cansaram disso e simplesmente não existem mais, então nesse álbum vemos quatro desses. Três, na verdade. Paraguaçuense, São Carlense e Corinthians de Presidente Prudente. O quarto seria o Lousano Paulista, mas ele é apenas o Paulista, de Jundiaí, com outro nome (algo a ser reparado é que no álbum não existem figurinhas brilhantes. Os cromos com os símbolos são normais. Os dos times da segunda divisão ainda são obrigados a dividir sua figurinha com os goleiros…).

Falando em times menores, algo me chamou atenção. Mas por ser feio demais! O Bragantino, sabe-se lá por qual motivo, resolveu esconder seu fornecedor de material esportivo. Mas como fazer isso sendo que em uma foto de figurinha o jogador é mostrado do peito pra cima? Simples, esparadrapo neles! Com essa prosaica adição, o Bragantino posou para as fotos. O goleiro pelo menos teve como disfarçar melhor…

Finalizando, algumas “estrelas” fizeram parte do álbum. Primeiro, em especial, Zé Carlos, na época lateral da Matonense. “E daí?”, pensa você. Bom, ele foi pra Copa de 98, lembra? Não? Normal. Mas foi titular na semifinal. E isso só um ano depois desse álbum… Depois, selecionei cinco que, quando fui pesquisar, não acreditei que ainda jogavam, ou então que estavam em tais times na época. São eles:

Ps.: O Kobayashi joga até hoje, com 87 anos de idade. Nessa época ele já tinha uns 60.

8 Respostas to “OFF – Álbum Paulistão 97”

  1. Francisco De Laurentiis Says:

    Paulinho Kobayashi MITO!

  2. Fernando Moraes Says:

    Kobayashi joga ainda??? Poutz!

  3. André Carvalho Says:

    Tem uma mulher que responde pela alcunha de CANIGGIA!

  4. Rafael Says:

    Bacana é pegar os nomes das jogadoras do Paulistana 97 e jogar no google. Uma é médica, outra tem carreira acadêmica… Poucas ali seguiram a carreira.

  5. nedersemeghini Says:

    Meu Deus!!!! Olha a cara da Cannigia, que bizarro!!!!!!!!!!!!!

  6. Allan Simon Says:

    Cara, eu tive esse album também, mas se foi com o tempo. Sabe me dizer se na parte dos times da Série A2 tem o Grêmio Esportivo Novorizontino?

    Abraço.

  7. Bruno Says:

    Kobayashi não joga mais. Ele foi técnico da Portuguesa Santista na Série A-3 do Campeonato Paulista deste ano.

  8. Carolina C G Carvalheiro Says:

    As figurinhas desse campeonato paulista ficou bacana vai ficar mais bacana se colocar as figurinhas do C A Juventus, a do União São João E C e a do São José.Beijos Carolina São Paulo capinal.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: