Abadás – Porque a Copa do Mundo tem seu momento carnavalesco

by

Copa do Mundo. As grandes empresas de material esportivo sabem que esse é o momento perfeito para a divulgação de suas marcas. As grandes seleções expostas exaustivamente na mídia. Suas camisas viram sonho de consumo dos fanáticos. Então é a hora de caprichar, certo?

Bem… Não exatamente. Sabem ABADÁS, aquelas roupas bizarras que você (você mesmo, porque eu não) ganha ao pagar R$200 em uma micareta, mas que vira pijama no dia seguinte?

Então, essas coisas coloridas e feias podem ter servido de inspiração para algumas fornecedoras de material esportivo para certos uniformes de Copa do Mundo. Boa parte apareceu nos álbuns, outras não.

Em “homenagem” à esse feriado EMPOLGANTE, veja aqui algumas dessas bizarrices.

Holanda de 90 e seu BRILHANTISMO,  Tunísia de 98 e seus BABADOS em forma de losango e, um que eu gosto muito, México e seu símbolo nacional ao fundo, linda porém perfeita para a folia.
Nigéria 94. No álbum, simplicidade. Na Copa, a famosa página de jornal.
Um clássico. Croácia 98. No álbum, o casaco esconde o tabuleiro de xadrez, sonho de consumo de 9 a cada 10 colecionadores.

Goleiros. Goleiro adora aparecer, afinal fica ali quieto na maior parte do jogo, sem ninguém olhá-lo. Então algo há de ser feito para chamar a atenção.  Bodo Ilgner, da Alemanha em 90, usou as cores do país para criar algo bem… Sei lá, faltam palavras. O goleiro argentino em 90, assim como Taffarel em 94, apostou em um LOOK rosa. Roa, da Argentina em 98, resolveu mostrar seus MÚSCULOS. De Wilde, belga, misturou faixas e losangos. Zdravkov, búlgaro, usou uma COLMÉIA em vez de camisa. Kawaguchi, japonês, usou verde-limão PEGANDO FOGO. Por fim, Goran, escocês, com seu visual de Y’s formados a partir de faixas aleatórias.
Africanos são praticamente HOUR-CONCOURS nesse quesito. Angola com suas faixas coloridas, Camarões com um amarelo SEMI-DOURADO sobre um verde e vermelho berrantes… Mas a África do sul vence, com seu uniforme de 98, que, pra mim, resume o que é abadá. Assim como a Jamaica do mesmo ano:
Com traços que começam na camisa e seguem para o calção, sempre em cores NEUTRAS, como se vê.
Espanha e Suécia mostram o clássico da Adidas em 94, as listras no ombro e no canto inferior da camisa. Marcante.
Finalizando, dois uniformes que não poderia deixar de fora, mesmo que não estejam nos álbuns. Dinamarca de 86, que tanto no uniforme vermelho como no branco apostou em dividir a camisa com a cor principal mais um “rosa” formado por uma “ilusão de ótica”. Não sei explicar, sério. E os Estados Unidos de 94 não tinham exatamente um elenco estelar, mas… Piada pronta e ruim, porém irresistível…
Se souberem de outras mais legais, ou marcantes, por favor entrem em contato!

8 Respostas to “Abadás – Porque a Copa do Mundo tem seu momento carnavalesco”

  1. André Carvalho Says:

    Já ia falar da camisa dos EUA, haha…

  2. Fabio Says:

    Muitas dessas camisas não chegaram a ser usadas em Copa, apesar de aparecerem nos álbuns. Que eu me lembro de cabeça, a camisa da Holanda na Copa de 90 (e a da União Soviética, que seguia o mesmo padrão) não foi essa.

    O mesmo vale para o padrão da Adidas de três faixas no ombro, visto em quase todas as seleções patrocinadas por ela, no álbum de 94. Na Copa, cada um tinha um padrão. O pijama da Nigéria, a Alemanha com os ombros tomados por losangos nas cores de sua bandeira, Espanha e Argentina com três fileiras verticais de losangos nas camisas reservas, e assim por diante.

    Outro exemplo, essa bela camisa da Croácia, apenas parcialmente coberta pela “toalha de mesa” só apareceu na Copa 98, no álbum aparecia a tradicional, totalmente quadriculada.

  3. Francisco De Laurentiis Says:

    Nossa, essa camisa dos EUA é triste, feia demais… Queria muito tê-la em minha coleção, mas deve ser impossível achar!

  4. Rafael Says:

    É o Frank Rijkaard ou o Lionel Ritchie na foto. huahuahua…

  5. Braga Says:

    Tinha muita cor nos uniformes da Copa de 94, a melhor! Tem um site bom pra pegar modelos daquela época: http://erojkit.blogspot.com/search/label/copa%201994

  6. Vitor Hugo Says:

    gente esqueceram da q os eua jogaram com o brasil em 94 akilo e o abada em uniforme (piada chta tbm mais eu tbm n poderia deixar passa) listras , estrelas sei la o q era akele uniforem

  7. Rafael Vidal Says:

    Parabens pelo blog !!!!

    A camisa do Brasil de 94, da Umbro, tinha tres escudos de um amarelo mais escura no abdome. Com certeza foi um dos uniformes mais legais do Brasil na Copa. – 2002 Tb foi legal-

    Outra coisa Legal de 1994 foi que o uniforme de todos os goleiros da Adidas foram identicos, parecia uma tartaruga, não sei se chegou a sair no album. Usado pela Alemanha, Argentina, Bulgaria…

    Que chege logo a Copa !!!

  8. Felipe Says:

    Nossa, não acredito que ngm lembrou do Jorge Campos.
    Imortal goleiro do México, com suas fantasias de bobo da corte…

    Aí vai uma foto pra relembrar:

    Abraços e parabéns pelo blog.
    Muito legal.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: