Completou o álbum de 98? Duvido!

by

Não há nada melhor para alguém que está colecionando um álbum de figurinhas do que completá-lo. No entanto, quem colecionou a edição da Copa do Mundo de 98 não teve esse prazer, pelo menos não como deveria. E quem já viu o álbum do Mundial da França sabe do que estou falando.

Acontece que na página da seleção do Irã, que seria composta por figurinhas duplas de jogadores, foto posada e escudo, todos os espaços estão sem número e há um aviso que diz: “Atenção: não há cromos nesta página”. Na seleção da Inglaterra, isso também ocorre, mas com apenas três cromos (Tony Adams, Robbie Fowler e Les Ferdinand), além de não existir espaço para a foto posada.

O que dizem é que as figurinhas não foram lançadas porque a Panini não conseguiu as licenças necessárias para divulgar os jogadores com as camisas das seleções. Os que aparecem na página da Inglaterra teriam negociado individualmente com a empresa.

Mas procurando pela internet, eis que eu encontro essas figurinhas à venda! Na descrição do produto, os donos alegam que os cromos não foram lançados no Brasil, apenas no exterior. Mas porque a Panini faria isso?

Como não tem lógica, achei que os cromos eram fakes. Mas, pesquisando mais a fundo, descobri o livro “World Cup Panini Football Collections”, lançado pela empresa em 2006. Nele há uma compilação perfeita de todos os álbuns desde a Copa de 70 até 2006. A diferença é que os cromos já vêm impressos, não são colados como nos álbuns originais. E esse livro traz as figurinhas do Irã e da Inglaterra que faltam na edição de 98.

Logo, penso que os ‘cromos extras’ à venda na internet sejam cópias adesivadas desse livro de 2006. Mas, se as fotos existiam e não estavam em desacordo com as federações dos países, porque não foram lançadas na época? Muito estranho…

Bem, já que você certamente não completou seu álbum de 98, há apenas duas saídas: investir uma grana na compilação da Panini ou apostar em figurinhas de “procedência duvidosa”.

15 Respostas to “Completou o álbum de 98? Duvido!”

  1. Artimao Says:

    aconteceu algo parecido no álbum da Copa América 2007, onde a seleção do México não tinha nenhuma figurinha, apenas 2 páginas em branco

  2. Fabio Says:

    Galera, o blog está legal demais, parabéns.

    Como um colecionador de figurinhas do Copa do Mundo, vou favoritar o blog.

    Completei 90, 94 e 2006. Não colecionei 98 e 2002 – alguns amigos devem ter considerado que eu não prestava nessa época e me abandonado, não os culpo.

    Alguém sabe quando será lançado o álbum de 2010?

  3. Danilo Pilan Says:

    Cara, obrigado pelos elogios!

    Fica tranquilo, se você ler o espaço “Conheça os Colecionadores”, verá que eu, por incrível que pareça, nunca tive um álbum de Copa… então eu não presto até hoje! Vou começar a virar gente neste ano!

    Quanto ao álbum de 2010, o blog Jornalismo Esporte Clube divulgou que sai na primeira quinzena de Abril! http://tinyurl.com/ycr2y77

    Um abraço!

  4. Fabio Says:

    Danilo,

    Obrigado pela informação. Agora é aguardar esse mês e meio para começar a colecionar.

    Grande abraço!

  5. Essas você não encontrou nos pacotinhos! « Says:

    […] post “Completou o álbum de 98? Duvido!” pesquisei a respeito dos espaços em branco nas páginas de Irã e Inglaterra desta edição, e, […]

  6. Vinicius Estrella Says:

    Sobre as figurinhas do Irã e da Inglaterra da copa de 98, elas foram lançadas depois do lançamento do álbum somente em alguns países da Europa tipo Inglaterra e Itália, parece que elas foram disponibilizadas por algumas editoras de jornais, vc pode encontrá-las no site do ebay, mas cuidado com os fakes, eu mesmo possuo essas figurinhas originais adquiridas lá.

  7. Vitor Hugo Says:

    agora fiquei ate meio com um pe atraz depois de ler essa postagem , pois ja to colecionando o 2010 e fiquei com medo de isso acontecer de novo tomara q nao
    pelo menos nao aparece em nenhum lugar do album akela amedrontadora mensagem nao ha cromos nesta pagina

  8. Caio Henrique Says:

    Sera que vcs saberiam me informar onde eu encontraria este livro para compra, pois estou procurando na intenet e não acho nada, somente achei no Mercado livre com preços absurdos,

    e muito legal este site, nota 10

    abraço

  9. Henrique Says:

    O que aconteceu é que apesar de terem tirado as fotos não conseguiram negociar os direitos, até o lançamento do álbum. Em 2006 foram relançados na edição especial do livro, e nessa ocasião conseguiram a autorização. Simples assim. As figurinhas verdadeiras da seleção da Inglaterra que faltou foi lançada mais tarde no Reino Unido. Oficialmente não tenho certeza sobre o lançamento oficial das do Irã.

  10. Renato Pereira de Souza Says:

    Meus caros.
    Como proceder para adquirir esse livro da panini com os albuns das copas desde 70?
    Será que podem me orientar.

  11. j.p. Says:

    alguem sabe me dizer onde arranjo esse livro world cup panini football collections ??

  12. adriana nunes de carvalho Says:

    Eu tenho o album da copa de 98 completo( e quando digo completo e porque e completo mesmo), qualquer coisa e so entrar no meu email adriananunas@gmail.com

  13. geraldo vieira filho Says:

    olá adriana,boa noite.vc. pode me dizer como adquirir o álbum da copa do mundo de 98,completo como o seu?abçs.

  14. 10 curiosidades (de fato curiosas) sobre álbuns da Copa do Mundo | Listagram Says:

    […] dos espaços em branco nas seleções inglesa e iraniana no álbum de 98, que você pode conferir aqui. E ainda as figurinhas brilhantes com e sem legenda, dependendo do país, sobre as quais você pode […]

Deixe uma resposta

